
Tudo começou em 15 de outubro de 1827, quando o então imperador D. Pedro I baixou um decreto criando o Ensino Elementar no Brasil. Tal decreto estabelecia uma infinidade de aspectos relacionados à educação brasileira – desde a descentralização do ensino e as matérias básicas a serem lecionadas, até o salário e o regime de contratação dos professores. Estabelecia, ainda, que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Contudo, foi só em 1947, 120 anos depois do referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração dedicada aos professores. Foi na cidade de São Paulo, em uma escola que situada à Rua Augusta, número 1520, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, o “Caetaninho”. Levando em conta o longo período letivo do segundo semestre, um grupo de professores teve a idéia de organizar um dia de descanso, para “recarregar a bateria” dos alunos e professores. Um dos professores do grupo, Salomão Becker, sugeriu que no dia 15 de outubro, além do breque, fosse comemorado o dia do professor.
E as maçãs?
Escolhi duas prováveis explicações:
a) Acredita-se que a tradição surgiu entre os séculos 16 e 18, época em que os mestres eram muito mal pagos (a reclamação, vale lembrar, persiste até hoje em países como o Brasil). A compensação vinha dos familiares dos alunos, que ofereciam-lhes alimentos ou refeições. É bem provável que a tradição tenha surgido na Europa, já que a maçã era um produto extremamente comum. Na época, era freqüente que os professores recebessem cestos cheios da fruta.
b) A maçã simboliza O SABER. Nas representações de Adão e Eva no paraíso, Eva está a oferecer uma maçã símbolo do saber, da sede de conhecimento. Simbolizando com isso o desejo que o aluno tem de adquirir conhecimento.
A data para as homenagens ao professor varia de país para país, assim como a forma de homenageá-los. No Vietnã, por exemplo, agracia-se docentes com flores, enquanto na Coréia do Sul, os alunos os presenteiam com cravos.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por exemplo, escolheu o dia 5 de outubro. Mas, de maneira geral, os países procuram vinculá-la com alguma passagem ou algum personagem de sua história. Veja abaixo quando os professores são homenageados em alguns países:
- Estados Unidos - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
- Tailândia - 16 de Janeiro
- Índia - 5 de Setembro
- China - 10 de Setembro
- México - 15 de Maio
- Argentina - 11 de Setembro
- Chile - 16 de Outubro
- Uruguai - 22 de setembro
- Paraguai - 30 de Abril
Feliz dia do professor.
fontes de pesquisa e foto : How Stuff Works - Yahoo respostas
2 comentários:
Feliz dia do professor mãeeeeee!!!
Em todas as datas e todas as linguas!!!!
como não sei te parabenizar falando todas as linguas volto para uma de minhas favoritas a BLABLAçÂOOO (ñ podia esquecer dela neh)rsrsrs!!hehehehe
Happy blablabla..!!
bla bla bla bla
bla bla bla!
....!
beijo!
♥
quiséramos ter mais motivos prá comemorar o dia dos professores...
Postar um comentário